Parque das Sequoias

O Parque das Sequoias deseja que seus visitantes façam uma interação com a Natureza. Localizado em Canela, a dois quilômetros da Catedral de Pedra, o Parque das Sequoias é uma coleção de árvores da família das coníferas – árvores que possuem frutos em forma de cone -, trazidas de todos os continentes, para serem observadas e estudadas.

Curt Mentz, o idealizador do parque, tinha como objetivo, testar espécies vegetais que pudessem substituir os pinheiros da região – muito explorados pelas madeireiras. 

Ou seja, desde o início a ideia não era servir como reflorestamento industrial, mas sim dar um cunho científico e cultural. Setenta anos depois dos primeiros lotes de sementes plantadas na área, o parque converteu-se em uma das principais atrações da Serra Gaúcha, unindo conhecimento e entretenimento, lazer e aventura, em uma área de 9 hectares, com visitação aberta todos os dias e a possibilidade única de estar em contato com a natureza e admirar exemplares de diferentes espécies, em uma aula ao ar livre. O Parque das Sequoias é considerado uma das maiores coleções de coníferas em todo o mundo, com árvores importantes no contexto cultural, destacando-se como o próprio nome do parque atesta, as sequoias. 

Quando atingem o ápice de sua vida – que pode ser de até 3.000 anos – as sequoias podem chegar a 120 metros de altura – o equivalente a um prédio de 40 andares – e ter até 15 metros de diâmetro. Aqui no parque, as sequoias mais antigas estão na casa dos 70 anos, mas algumas já tem cerca de 40 metros de altura e um diâmetro de um metro e meio. Além das sequoias americanas, uma espécie importante presente no parque é a metasequoia. Ela estava extinta até a década de 1940, quando cientistas conseguiram “recriá-la” a partir de sementes congeladas junto a mamutes, na China. 

Um cônsul inglês presenteou Curt Mentz com algumas sementes e esses exemplares podem ser vistos no parque. A espécie mais antiga ainda em vida sobre o planeta também pode ser encontrada no Parque das Sequoias, é a Ginkgo biloba, que é contemporânea dos dinossauros. As espécies exóticas fazem companhia a uma imensa variedade de mata nativa, destacando-se os xaxins e a erva-mate, ingrediente tradicional no preparo da bebida gaúcha por excelência, o chimarrão. 

Durante sua estada na Serra Gaúcha, reserve uma hora para conhecer o Parque das Sequoias e conferir de perto a grandiosidade das árvores mais altas do mundo. Nosso produto novo no parque é o Experiência e Sabor, uma visita orientada com guia, e que após a visita é servido um mini piquenique numa cesta com o bolo do parque, um pão de queijo, um pacote de biscoitos de sequoias e o chá da harmonia.


Localização

Rua:
Godofredo Raymundo, 1.747
Bairro:
Vila Maggi
Cidade:
Canela
Estado:
Rio Grande do Sul
CEP:
95680000

Entrar em contato